"Quem não tem papel dá o recado pelo muro. E quem não tem presente se conforma com o futuro."
Raul Seixas



sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Falsa Consciência



I nsinuando ao pensamento,
D isfarça por convencimento.
E stabelecendo domínio
O scilando percepções,
L apidando a máscara
O cultando...
G erando, camuflando,
I nvertendo a realidade...
A falsa consciência.
(Francielly Caroba - 06.11.2009)

4 comentários:

Prof Adriano Leres disse...

Falsa Consciência, ótima definição para Ideologia. A religião e a televisão continuam sendo um dos principais meios difusores, o que acham disso?

Bruno Raphael disse...

Concordo plenamente, Adriano. Para o senso comum os "óculos" são o que a mídia expõe como certo; verdadeiro; normal; moral... Ou ainda, errado; falso; imoral; digno de represálias; etc. Como a grande mídia relata sobre o mundo de acordo a classe a qual representa, ela ao mesmo tempo, exporta seus princípios aos demais que a acompanham sem ter o discernimento necessário [razão crítica] destes fatos, se apoderam da ideologia dominante como se fosse totalitária, única, ou ainda, imponente.

marcio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marcio disse...

Concordo com vcs 2 a midia tenta
ocutar as grandes verdades da vida, mostrado só oq é de bom agrado pr as pessoas.Com isso ganha confiança das pessoas pois tds querem ver o mundo como uma Rosa mais a midia esconde q a Rosa tem espinhos e q vai prejudica-los futuralmente.Com isso fazem q
pessoas fiquem com a cultura pobre
uma cultura q mem sabem q o seus antepasados sofreram pr ele esta aki,curtem o q a midia tem a mostrar pr eles só porriço aprovo o seu trabalho ,mostrando mesmo discretamento a realidade q nós vivemos, parabéns pelo seu trabalho prof Bruno Raphael!!!!!!!
e q vc e seus colegas nuca deixem de falar a verdade e nuca deixem serem reprimidos pelas ideologias desse nosso séc.