"Quem não tem papel dá o recado pelo muro. E quem não tem presente se conforma com o futuro."
Raul Seixas



quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ideologia

“Você sabe o que é ideologia?
Ideologia é um conjunto de idéias que temos na cabeça. Idéias políticas, morais, estéticas, religiosas etc. Todo mundo tem ideologia. Mas nem todos sabem que têm ideologia. A ideologia é como os óculos que ficam na frente dos nossos olhos. Quem usa óculos enxerga melhor as coisas quando os tem diante dos olhos. Mas, ao ver as coisas, não vê os próprios óculos. Assim é a ideologia: em geral, não temos consciência da ideologia plantada na nossa cabeça.
Quem planta essa ideologia na nossa cabeça? A educação familiar, a escola, a televisão, os jornais, a moda, o cinema, a Igreja etc. Como essas instituições, numa sociedade desigual, são em geral controladas pela classe mais poderosa, a ideologia predominante nessa sociedade desigual é em geral controlada pela classe que detém o poder. Por isso há moradores da favela conformados, acreditando que sempre haverá ricos e pobres.
A ideologia produz em nós uma escala de valores e um modo de agir. Numa sociedade desigual, em geral a ideologia encobre a realidade: acreditamos que a miséria do Nordeste é fruto da fatalidade ecológica da seca ou que a inflação é um balão de oxigênio com vida própria que nem os mais competentes economistas conseguem dominar. Há, porém, uma ideologia que ajuda a descobrir a realidade, fazendo-nos vê-la assim como um mecânico vê um carro: por dentro, conhecendo toda a engrenagem e os mecanismos de funcionamento. Essa ideologia – ideologia dos oprimidos – é temida pelos opressores” (FREI BETTO, 1990).

2 comentários:

Fran disse...

Como poeta, essa foi à forma (um singelo acróstico) que encontrei para dizer...

- Falsa consciência

I nsinuando ao pensamento,
D isfarça por convencimento.
E stabelecendo domínio
O scilando percepções,
L apidando a máscara
O cultando...
G erando, camuflando,
I nvertendo a realidade...
A falsa consciência.

(Francielly Caroba - 06.11.2009)

Zuleika disse...

Uns dizem que sou otimista... outros que sou anormal... porque ainda acredito nas pessoas e num mundo melhor pra toda humanidade...
Acreditar no potencial dos outros é confiar que teremos um mundo melhor para as futuras gerações... é acreditar que nossos filhos terão outra visão...serão abertos e críticos e não aceitarão facilmente a destruição do ser e a banalização da vida!
Costumo dizer que "Sou uma mulher que nasceu Punk" e jamais vou contra meus princípios... “Sou” acima de tudo... "cultuo" o Ser humano acima de tudo...
Somos humanos... e a nossa felicidade depende da esperança!
O que seria da nossa geração se fosse a esperença dos irmão que lutaram contra a ditadura e que acreditaram no seu potencial e no dos outros para derrubar o preconceito, o facismo e a censura????
hoje nos expressamos livremente graças a eles e é por isso que acredito...em outra libertação!

Acreditar no SER HUMANO... Essa é a minha ideologia!